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Hipótese de Escrita
Aprenda a identificar e trabalhar cada fase da escrita infantil com base na Psicogênese e transforme sua prática pedagógica.

Euber Medrado, Balbina Silva, Instituto Educar Brasil

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Sobre o curso

Alfabetizar é mais do que ensinar letras: é compreender a lógica interna da criança ao se aproximar da escrita. Este curso foi cuidadosamente desenvolvido para formar educadores com um olhar aprofundado, sensível e transformador sobre o processo de aquisição da linguagem escrita, respeitando os caminhos que cada criança percorre ao construir seus conhecimentos.

A partir da abordagem psicogenética de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o curso capacita os alunos a compreender, interpretar e atuar nas diferentes hipóteses de escrita, enfrentando os desafios reais do processo de alfabetização na vida contemporânea. A formação oferece uma jornada teórica e prática, com base em fundamentos sólidos da Psicogênese da Língua Escrita, da Educação e da Psicologia Cognitiva.

Você será guiado por conteúdos que explicam desde as fases iniciais (hipótese pré-silábica) até o domínio da hipótese alfabética, com foco em intervenções pedagógicas eficazes, significativas e respeitosas com o desenvolvimento infantil.

📚 Tópicos Abordados:

✔ História, conceitos e fundamentos das hipóteses de escrita segundo a Psicogênese
✔ Aplicações práticas para cada hipótese: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética
✔ Desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais no processo de alfabetização
✔ Estudos de casos e análise de situações reais de aprendizagem
✔ Reflexões sobre o papel ativo da criança e os desafios da alfabetização contemporânea
✔ O papel do conhecimento das hipóteses de escrita na melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional

💡 Diferenciais do curso:

✅  Certificado gratuito reconhecido pelo MEC, já autenticado e com conteúdo programático
📜 Certificado com QR CODE para verificação de autenticidade
💻  Público livre – qualquer pessoa pode fazer! Curso com linguagem acessível e didática prática
✅  Acesso vitalício – estude no seu tempo e quantas vezes quiser
📚 Material teórico-prático para aprofundar os estudos
💰 Taxa única de pagamento para todo o curso + certificado
🙋‍♀️ Fórum de dúvidas – suporte contínuo para esclarecimentos
✅  Suporte integrado com atendimento humano via e-mail e acesso à equipe pedagógica e técnica
⚠️ Este curso ainda não possui videoaulas – o conteúdo é totalmente textual e interativo

👩‍🎓 Validade do Certificado:

O certificado de conclusão do curso é válido conforme (Lei nº 9.394) e pode ser usado para:
✔ Horas extracurriculares
✔ Atividades complementares
✔ Enriquecer seu currículo
✔ Avaliações de empresas
✔ Processos de recrutamento e seleção
✔ Concursos públicos
✔ Provas de títulos

💳 Pagamento e Acesso:

Via PIX ou Cartão: A liberação do acesso ao curso ocorre em poucas horas ou minutos após a compra. Se não encontrar o e-mail de acesso, verifique a página de login: acesse aqui e entre com seu e-mail e senha cadastrados.

Via Boleto: O pagamento via boleto bancário leva até 3 dias úteis para ser compensado e liberar o acesso ao curso. Certifique-se de pagar antes do vencimento e, após o pagamento, verifique seu e-mail (inclusive a caixa de spam) para receber os dados de acesso.

📢 Garanta já sua vaga e seja um especialista em Hipóteses de Escrita!

Torne-se um profissional capaz de compreender e transformar realidades! 🚀📚

Ementa

🎯 Objetivo do Curso: Compreender as etapas do desenvolvimento da escrita infantil, conhecidas como hipóteses de escrita, e capacitar educadores para identificar, interpretar e intervir de maneira eficaz no processo de alfabetização, utilizando a sondagem como ferramenta diagnóstica essencial.

👥 Público-Alvo: Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pedagogos, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia e profissionais da área de alfabetização interessados no desenvolvimento da escrita infantil.

📑 Aulas e Temas:

Aula 1 – Fundamentos da Psicogênese da Língua Escrita

  • A construção da escrita segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

  • A escrita como processo evolutivo, não linear.

  • Diferença entre métodos tradicionais e abordagem construtivista.

  • A importância do erro no processo de aprendizagem da escrita.

Aula 2 – Hipótese Pré-silábica

  • Características da escrita nessa fase: uso de letras aleatórias, ausência de relação entre fala e escrita, escrita como desenho.

  • Realismo nominal e uso de letras do nome.

  • Conflitos vividos pela criança nesta etapa.

  • Atividades favorecedoras: uso do nome próprio, letras móveis, leitura de nomes conhecidos, escrita espontânea.

Aula 3 – Hipótese Silábica Sem Valor Sonoro

  • Compreensão inicial de que escrita representa fala.

  • Uso de uma letra por sílaba, sem correspondência sonora.

  • Conflito: quantidade mínima e variedade de caracteres.

  • Estratégias de intervenção pedagógica e exemplos de atividades significativas.

Aula 4 – Hipótese Silábica Com Valor Sonoro

  • Evolução da percepção fonológica: relação som-letra.

  • Uso de vogais ou consoantes representando sílabas.

  • Escrita silabada com valor sonoro parcial.

  • Atividades indicadas: completar palavras, leitura silábica, uso de textos conhecidos.

Aula 5 – Hipótese Silábico-Alfabética

  • Fase de transição entre a escrita silábica e alfabética.

  • Combinação entre representações silábicas e fonêmicas.

  • Reconhecimento da função social da escrita.

  • Ações pedagógicas para estabilizar a escrita e ampliar a consciência fonológica.

Aula 6 – Hipótese Alfabética

  • Domínio do sistema de escrita alfabética.

  • Compreensão de que cada fonema é representado por uma letra.

  • Consciência fonêmica e ortografia inicial.

  • Propostas pedagógicas: revisão de textos, jogos de palavras, leitura e produção textual.

Aula 7 – A Sondagem na Alfabetização

  • O que é sondagem e sua função diagnóstica.

  • Como aplicar: escolha de palavras, ditado e leitura da escrita infantil.

  • Interpretação das produções escritas.

  • Planejamento de intervenções a partir dos resultados.

Aula 8 – Planejamento Pedagógico e Intervenções Eficazes

  • Adaptação das atividades segundo as hipóteses observadas.

  • Construção de sequências didáticas.

  • A importância do contexto e da aprendizagem significativa.

  • Integração com a BNCC e o trabalho interdisciplinar.

📌 Observações Finais: Este curso segue uma progressão lógica das hipóteses de escrita com base na Psicogênese da Língua Escrita. O conteúdo foi organizado para garantir a compreensão do processo de alfabetização e proporcionar ferramentas concretas para atuação docente. A sondagem é o principal recurso avaliativo abordado, permitindo intervenções eficazes e individualizadas para o avanço de cada aluno.

Sobre os instrutores

Euber Medrado

É Graduado em Letras/Inglês, Matemática, Pedagogia e demais licenciaturas. É Bacharel em Teologia e Ciências da Computação. Tem pós-graduação nas áreas de Língua Portuguesa e Inglesa. É especialista em Tecnologia da Informação. É pós-graduado em Educação Especial e também em Psicanálise Clínica. Tem inúmeras especializações na área de Gestão Educacional. É músico e produtor musical.

Balbina Silva

Formada em Letras, Psicanalista e Psicopedagoga, atua em clínicas na cidade de Camaçari/BA, oferecendo acompanhamento terapêutico e educacional. Com sensibilidade e compromisso, dedica-se ao cuidado integral de seus pacientes, unindo saberes da linguagem, da mente e do aprendizado.

Instituto Educar Brasil

O Instituto Educar Brasil é uma plataforma 100% online com cursos livres e preparatórios em diversas áreas. Oferece ensino acessível, certificado, suporte e acesso vitalício, promovendo autonomia e transformação por meio do conhecimento.

Perguntas frequentes

Quando poderei começar?

O curso já está disponível e você terá acesso assim que o pagamento da matrícula for confirmado.

O curso possui certificado?

Sim, o curso possui certificado e você irá recebê-lo após terminar todas as atividades propostas no curso. O mesmo será entregue via PDF e poderá ser validado através de um código único de validação. O certificado informará seu nome e terá a carga horária de 120 horas.

Qual a duração do curso?

O curso possui o equivalente a 120 horas.

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

Você possuirá acesso ilimitado ao curso, ou seja, uma vez adquirido o curso será seu para sempre, você poderá acessar a plataforma de cursos quando quiser e pelo tempo que quiser.

Podem haver limites de acesso a recursos práticos online, caso existam. Verifique os prazos na descrição do curso acima.

Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser efetuado via Boleto bancário, Cartão de crédito ou Pix.

Caso você esteja procurando outra forma de pagamento, entre em contato conosco.

Posso fazer o curso estando fora do Brasil?

Sim, você poderá acessar a plataforma de qualquer lugar do mundo.

Para efetuar o pagamento de fora do Brasil, utilize um Cartão de crédito internacional.

Como faço a matrícula no curso?
Faça o seu cadastro na página CADASTRE-SE. Vá a página inicial de cursos; Clique em ACESSAR CURSO; Clique em INICIAR/CONTINUAR O CURSO – CLIQUE AQUI. Pronto! Inicie seus estudos!
Os cursos são reconhecidos pelo MEC?
Nossos cursos estão classificados como "Cursos Online Livres", conforme o Decreto Presidencial Nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Dessa forma, os certificados emitidos são válidos em todo o território brasileiro.
Cursos Livres precisam de reconhecimento do MEC?
Não. O Ministério da Educação (MEC) é responsável apenas pela fiscalização de cursos de graduação e pós-graduação. Já os cursos livres de formação continuada na modalidade EAD não precisam de regulamentação específica do MEC, pois se enquadram como uma modalidade de educação não-formal.
Qual a base legal dos Cursos Livres?
Os cursos livres são regulamentados por diversas leis e decretos: Decreto Presidencial Nº 5.154/2004: Regulamenta a educação profissional e os cursos livres. Lei Nº 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional): Integra os cursos livres à modalidade de Educação Profissional. Constituição Federal, Art. 205: Estabelece a educação como direito de todos e incentiva sua oferta pela sociedade. Constituição Federal, Art. 206, Inciso II: Garante a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o saber. Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97): Afirma que cursos livres não necessitam de autorização prévia nem reconhecimento do Conselho de Educação competente.
O que caracteriza um Curso Livre?
Os cursos livres são cursos de curta ou longa duração destinados a qualificação profissional, atualização e capacitação para o mercado de trabalho. Entre suas características estão: Acesso sem exigência de escolaridade prévia; Carga horária flexível, podendo variar de poucas horas a vários meses; Ausência de exigência de disciplinas específicas ou diplomas anteriores; Independência de credenciamento institucional, autorização ou reconhecimento pelo MEC.
Os certificados dos cursos livres têm validade?
Sim. Os certificados emitidos para cursos livres têm validade legal e podem ser utilizados para diversos fins, como comprovação de qualificação profissional e aprimoramento de currículo. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação reconhece sua equivalência de acordo com regras flexíveis.
Quais são os benefícios dos Cursos Livres?
Os cursos livres oferecem formação rápida e acessível para diversas áreas do mercado de trabalho, como: Informática; Atendimento; Secretariado; Webdesign; Segurança; Idiomas; Culinária; Corte & Costura; Estética e Beleza, entre outros. Esses cursos proporcionam aprimoramento profissional, aumentando a competitividade no mercado de trabalho e criando novas oportunidades de emprego para os participantes.
O certificado é válido em todo o Brasil?
Todos os Certificados emitidos pelo aqui, poderão ser consultados por Empresas, Instituições de Ensino, Órgãos Públicos, Bancas Organizadoras de Concursos, Instituições empregadoras em geral, a qualquer momento através do QR Code que se encontra no certificado. Isso dá segurança não só aos nossos alunos, mas ainda mais às Instituições que podem verificar a procedência do nosso Certificado.
Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?
Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.
É possível imprimir o certificado?
Sim. O Certificado é enviado em PDF.
O certificado é válido para contar como horas extra-curriculares na minha faculdade? / É aceito em Concursos Públicos?
Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extra-curriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa.
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